FGS - Fundação Gonçalo da Silveira
Estrada da Torre, 26
(+351) 217541625

A FGS - Fundação Gonçalo da Silveira é uma ONGD constituída em 2004 pelos Jesuítas em Portugal. Assume como missão combater as desigualdades e as injustiças sociais através da construção de uma Cidadania Global que promova o bem comum e que contribua para a mudança de situações geradoras de pobreza a nível local e global.

Os seus objetivos são:
1. Responder de forma colaborativa e com sentido de urgência aos desafios que colocam em causa o bem comum, a coesão social e a harmonia na relação entre o Homem e a Natureza;
2. Capacitar pessoas e comunidades para a compreensão das questões globais que levem à mudança social;
3. Motivar pessoas e comunidades para o sentido de Cidadania Global criando oportunidades para terem um papel mais ativo na sociedade;
4. Participar no diálogo e reflexão sobre as causas estruturais da pobreza a nível local e global.

Intervém, de forma complementar, na dinamização de processos de transformação social: formação de educadores/as, produção de conhecimento, criação de recursos educativos, promoção e fortalecimento de redes e grupos colaborativos, participação na definição de políticas públicas e defesa e promoção do bem-estar de diversas comunidades.

A FGS é membro da Plataforma Portuguesa das ONGD, da Rede de Educação para a Cidadania Global, da Carta Portuguesa para a Diversidade, da Plataforma de Apoio aos Refugiados, da Comissão do Apostolado Social da Província Portuguesa da Companhia de Jesus e ainda, a nível internacional, da Rede Xavier – Rede de ONGD Jesuítas e da Rede GIAN Pelo Direito à Educação (Edujesuit).