VIDA
Rua Nova do Almada, 59, 4
1200-288, Lisboa
213433022

A VIDA é uma organização não-governamental para o Desenvolvimento, sem fins lucrativos, criada em 1992. A sua missão é viver e trabalhar com as comunidades mais pobres, desenvolvendo as capacidades das pessoas e o potencial da terra onde vivem, construindo caminhos de esperança solidários que libertam da pobreza.

Há mais de duas décadas que a VIDA trabalha com as famílias mais pobres, maioritariamente em zonas rurais e isoladas. Através da presença contínua e a médio-longo prazo junto das comunidades, identificam-se com estas os problemas que afetam as suas vidas e as mantêm em situação de pobreza extrema. Inicialmente tentamos colmatar as necessidade básicas das famílias (acesso à água, saúde, alimentação) para, posteriormente, avançar em conjunto para a criação de estratégias de Desenvolvimento.

As estratégias – pensadas em conjunto e transformadas em projetos – permitem, sempre em articulação com as instituições locais, quebrar o ciclo de pobreza das famílias, através do fortalecimento das capacidades de cada indivíduo, livre e consciente do seu poder para a tomada de decisão, bem como através do fortalecimento da rede de atores locais que permitem tornar as comunidades mais resilientes face aos constrangimentos com que se deparam no dia-a-dia.

 

PRINCÍPIOS

Realidade

Cada pessoa e comunidade representam uma riqueza a partir da qual se constroem caminhos de valorização que permitam adquirir consciência desse valor e da sua dignidade, favorecendo o nascimento de uma resposta pessoal e responsável.

Pessoa
O sujeito do desenvolvimento é a pessoa na sua totalidade enquanto ser único, irrepetível e irredutível.

Humanidade
A competência profissional é uma primeira e fundamental necessidade, mas por si só não basta, é necessária a atenção do coração de modo que brote a riqueza de humanidade.

Responsabilidade
Atuar como parte responsável na melhoria das condições de vida das pessoas e comunidades e não como mero dador de recursos.

Permanência
A responsabilidade só pode ser vivida se permanecer no tempo, ou seja, se for viver com.

 

NOTA:
A informação aqui disponibilizada é da inteira responsabilidade de cada uma das ONGD.