APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
Alameda Jean Piaget , 100
4411-801, Arcozelo - V. N. Gaia
(+351) 227531106/7

Fundada em 2004, a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.

O seu objectivo principal é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de acção que pautam os projectos desenvolvidos:

- Saúde, Redução de Riscos e Direitos Humanos
- Educação Para a Saúde
- Coesão Social e Trabalho
- Cooperação e Desenvolvimento

Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados como sejam a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve actividades nesse concelho e em cidades como Porto, Barcelos, Guarda, Viseu, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de acção e organizou diversas iniciativas e projectos em países Europeus, Cabo Verde e Angola - território onde, em Agosto de 2014, obtivemos a formalização institucional, atribuída pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoactivas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.