APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
Alameda Jean Piaget , 100
4411-801, Arcozelo - V. N. Gaia
(+351) 227531106/7

Fundada em 2004, a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.

Visão: Ser um agente de transformação social responsável e participativo, que procura promover a cidadania global e desenvolvimento integrado.

Missão: Através da ação técnica, científica e política, melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.

O objetivo principal da APDES é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos:

- Saúde, Redução de Riscos e Direitos Humanos
- Educação Para a Saúde
- Coesão Social e Trabalho
- Cooperação e Desenvolvimento

Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados como sejam a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Guarda, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou diversas iniciativas e projetos em países Europeus, Cabo Verde e Angola - território onde, em agosto de 2014, obtivemos a formalização institucional, atribuída pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Valores da APDES:
Identidade – sistema ético e estilo de vida
Humanismo; Participação; Proximidade; Transdisciplinaridade

Competência know-how
Intervenção comunitária; Investigação-ação; Ação política

Preferência – benefício económico-social dos serviços/produtos
Capacitação de pessoas e organizações; Acesso a saúde, emprego, educação e cidadania; Coesão social

Internos modus operandi da organização
Espaço de inovação, debate e experimentação; Crescimento pessoal e profissional assente na liberdade criativa; Gestão solidária e sustentável

A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.

Mais em: www.apdes.pt. Para fazer um donativo: https://apdes.pt/donate/donativo/