APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento
Alameda Jean Piaget , 100
4411-801, Arcozelo - V. N. Gaia
(+351) 227531106/7

Fundada em 2004, a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.

Visão: Ser um agente de transformação social responsável e participativo, que procura promover a cidadania global e desenvolvimento integrado.

Missão: Através da ação técnica, científica e política, melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.

O objetivo principal da APDES é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos:

- Saúde, Redução de Riscos e Direitos Humanos
- Educação Para a Saúde
- Coesão Social e Trabalho
- Cooperação e Desenvolvimento

Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados como sejam a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.

Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Guarda, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou diversas iniciativas e projetos em países Europeus, Cabo Verde e Angola - território onde, em agosto de 2014, obtivemos a formalização institucional de entidade internacional autorizada a interveir no país, atribuída pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Investigação
Procuramos inteligir os fenómenos com os quais trabalhamos enquanto mecanismo base para uma intervenção cientificamente sustentada. Privilegiamos uma matriz de investigação-ação centrada, por um lado, na compreensão e reflexão crítica sobre a realidade social e, por outro, na intervenção nos processos de mudança.
Advocacy
Pretendemos capacitar e dar voz às populações, promovendo a mobilização social em prol de uma democracia participativa e crítica. Procuramos influenciar as agendas políticas da cidadania e do desenvolvimento territorial, em permanente diálogo com a sociedade civil.
Metodologias participativas
Promovemos o reconhecimento, envolvimento e coresponsabilização dos diferentes atores sociais na condução dos processos de desenvolvimento.
Avaliação
Avaliamos sistematicamente a nossa atuação em termos de desempenho e de impacto, com vista a otimização do trabalho que realizamos.
Intervenção de proximidade
Adotamos intervenções que implicam ativamente as populações e os territórios, atuando nos próprios contextos de vida das pessoas.
Abordagem transdisciplinar
Acreditamos que os fenómenos sociais são tão melhor compreendidos quanto mais amplos e diversificados os prismas de análise. Integramos colaboradores de áreas de saber que se distinguem e complementam como a Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Antropologia, Enfermagem, Biologia, Economia e Gestão.

A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.

Mais em: www.apdes.pt. Para fazer um donativo: https://apdes.pt/donate/donativo/