Conceitos do Mundo - Associação para a promoção dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável
Avenida Sá e Melo, nº 294
4620-009, Lousada
914 715 667

A Conceitos do Mundo – associação para a promoção dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável, pessoa coletiva nº 510589669, é uma associação privada sem fins lucrativos, de dimensão nacional, fundada em 2013 com intervenção nas áreas do desenvolvimento local, da economia social e solidária, da educação formal e não-formal, do associativismo e da cidadania ativa.

OBJETIVOS
A Conceitos do Mundo tem por objeto: a) Promover o esclarecimento e o debate sobre os direitos humanos; b) Proteger e promover os direitos humanos; c) Formação profissional nas áreas dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável; d) Promover a educação e formação sobre os direitos humanos, direitos fundamentais, direito, liberdades e garantias e direitos civis; e) Promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres; f) Proceder a estudos relativamente a matérias que, no campo do Direito, sejam relevantes para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades legalmente consignada; g) Promover eventos culturais de apoio aos direitos humanos e ao desenvolvimento; h) Fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências com outras organizações a nível nacional e internacional e colaborar com elas em iniciativas que possam contribuir para a prossecução dos fins da Associação; i) Promover o desenvolvimento humano, como parte integrante e estruturante do respeito pela dignidade humana e pelos direitos humanos de todos; j) Trabalhar a pessoa humana no seu centro, numa perspetiva de saúde integral: física, mental; k) Aplicar técnicas e métodos de intervisão e supervisão para promover o desenvolvimento e a capacitação de agentes multiplicadores de desenvolvimento pessoal, desenvolvimento humano e direitos humanos; l) Promover a criatividade e a inovação a todos os processos de educação formal e não-formal em que participe; m) Construir a cada dia que passa uma cultura de paz, de respeito pela dignidade humana e pelos direitos humanos, assente no desenvolvimento humano; n) Reconhecer as boas práticas no sector dos direitos humanos, interculturalidade, igualdade de género e da promoção do desenvolvimento pessoal e desenvolvimento humano.

ACTIVIDADES
Conceção e desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais e ações destinados a públicos-alvo estratégicos, vulneráveis e em risco; Promoção de estudos e projetos de investigação; Organização de encontros, colóquios, conferências, seminários, workshops, cursos de formação e ações de sensibilização; Promoção de eventos culturais e edição de publicações;  Organização e cooperação em projetos, ações de apoio e solidariedade.

VISÃO
Um mundo mais justo, igualitário e sustentável onde os direitos humanos são respeitados.

MISSÃO
Identificar, desenhar e implementar estratégias e ações que contribuam para eliminar as dificuldades de acesso à educação, formar para os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável e promover o exercício de uma cidadania ativa, cooperando com as populações e comunidades locais.