ICE - Instituto das Comunidades Educativas
Rua do Moinho, Bairro da Bela Vista, 1, R/C D11
2910-614, Setúbal

O Instituto das Comunidades Educativas tem como finalidade a realização da sua intervenção em diferentes áreas: educação, saúde, cultura, deficiência, ambiente, igualdade de género, acção social e economia.

• Elege o local como foco e fonte de um desenvolvimento alternativo;
  • Assume-se como sendo uma associação cidadã que combate a exclusão e as desigualdades e que funciona como um espaço de emancipação e liberdade; e
  • Investe na construção de um pensamento estratégico traduzido em conhecimento produzido – autoria de vários livros, boletins, relatórios, programas, folhetos e brochuras.

A aposta no trabalho de parceria que deu lugar a uma ampla rede de cooperação de que fazem parte politécnicos, universidades, autarquias, associações de desenvolvimento local, cooperativas, coletividades e agrupamentos de escolas, alguns dos quais sócios colectivos do ICE.

A sua experiência de trabalho com as comunidades locais principalmente em bairros periféricos, advém-lhe de vários projectos que dinamizou e/ou apoiou nesse domínio em vários pontos do Pais: desde a Ilha da Culatra, no Algarve ao Bairro de Stº Ildefonso, no Porto, passando pela Bela Vista, em Setúbal, Santa Filomena, na Amadora e Baixa da Banheira, na Moita, entre muitos outros.

São, também, várias, as associações com que coopera no estrangeiro – Brasil, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, Timor, Espanha (Galiza, Estremadura e Catalunha), França, Alemanha, Pais de Gales, Letónia e Lituânia.