ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola
Largo Vasco da Gama, s/n
7750-328, Mértola

A ADPM – Associação de Defesa do Património de Mértola, criada em 1980, é uma entidade privada sem fins lucrativos, reconhecida como Instituição de Utilidade Pública em 1988 e registada como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento desde 2002.

A missão da ADPM prende-se fundamentalmente com o desenvolvimento económico, social e cultural dos territórios onde intervém, partilhando estrategicamente com entidades públicas e privadas, mas igualmente com os cidadãos, a responsabilidade de participação activa nas dinâmicas dos seus próprios processos de desenvolvimento sustentável.

Em matéria de educação e cooperação para o desenvolvimento e de ajuda humanitária e de emergência, a Associação de Defesa do Património de Mértola tem como objectivos principais:

• Diagnosticar carências locais e regionais, envolver e captar interesses para a definição de programas e projectos capazes de alcançar os fins da sua satisfação;
  • Redistribuir recursos, incentivando a criatividade com vista ao desenvolvimento auto- sustentado e duradouro;
  • Promover intercâmbios e a cooperação entre grupos, especialmente dos mais desfavorecidos e dos que apresentam carências especiais, com particular atenção para os povos do sul;
  • Promover e colaborar na promoção de iniciativas de outras entidades, visando a educação para o desenvolvimento, designadamente ao nível das atitudes dos agentes económicos e políticos mas também das escolas e dos jovens com particular atenção para a igualdade entre homens e mulheres;
  • Promover e colaborar em iniciativas e acções que, respeitando a cultura dos povos, contribuam para minorar as carências das vítimas de catástrofes naturais ou humanas.