AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
Rua D. Pedro V, 108 , 2º andar

A AJAP é uma organização privada sem fins lucrativos e reconhecida como entidade de utilidade pública criada em 1983 e registada como ONGD desde 1995.

Na área da cooperação para o desenvolvimento tem como objectivo contribuir para a criação e incremento de estruturas e sistemas que permitam a vigência de um sistema de desenvolvimento sustentável e duradouro nos PALOP. Assim, a AJAP iniciou a sua actividade na área da cooperação pelo apoio à criação de estruturas associativas congéneres por forma a incentivar e apoiar a movimentação da sociedade civil pelo fomento do associativismo.

As actividades desenvolvidas com as Associações congéneres dos Países Lusófonos, baseiam-se na partilha de experiências, valorização dos recursos humanos locais e transferência de know-how, sobretudo no que se refere à problemática agrícola.

Entre os projectos desenvolvidos são de destacar a colaboração com a Associação dos Jovens Agricultores Moçambicanos e a elaboração em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane, dos manuais técnicos “Colecção Jovem Agricultor”, que visam fornecer elementos de suporte técnico e pedagógico aos jovens agricultores moçambicanos.

Em 1999, e na sequência de um longo trabalho de colaboração estreita da AJAP com a Secretaria de Estado do Cooperação e o Fundo para a Cooperação Económica, foi publicado o Regulamento de Atribuição de Subsídios de Instalação a Jovens Agricultores Portugueses que Iniciem Actividade em Moçambique, iniciativa que gerou o desenvolvimento e melhoria das condições de vida nas áreas onde se instalaram pela introdução de novas tecnologias na agricultura moçambicana, pelos postos de trabalho criados e pelo aumento dos bens alimentares colocados à disposição das populações locais.