AMU - Cooperação e Solidariedade Lusófona por um Mundo Unido
Cidadela Arco Íris – Polo de Economia de Comunhão - Rua Sra da Graça, 60
2580-042, Abrigada

A AMU – Cooperação e Solidariedade Lusófona por um Mundo Unido é uma associação privada, sem fins lucrativos, nascida em 1994 em Lisboa. Tem por objectivo contribuir para a realização de um mundo mais unido, em que cada indivíduo e cada povo possam exprimir e desenvolver plenamente a sua identidade. Na sua atividade, a AMU tem procurado responder aos novos desafios de uma sociedade que sente as consequências de uma economia nacional e internacional em dificuldades. Através de projetos nacionais e internacionais, a AMU procura envolver o maior número possível de parceiros em ações concretas. Acreditamos que, só trabalhando cada vez mais em rede, será possível encontrar soluções para as problemáticas dos tempos de hoje.

Neste momento a AMU desenvolve dois projectos principais. Através de abordagens personalizadas, o projeto RAISE (Resposta Alternativa de Integração Social e Empreendedorismo) propõe-se a estimular atitudes e iniciativas empreendedoras que contribuam a curto, médio e longo prazo para o aumento da integração laboral da população desempregada. Num segundo projecto, numa loja social denominada Bazar Comunitário, vendem-se a baixo preço artigos, bens e utilidades diversas, semi-novos e usados. As receitas provenientes das vendas são direcionadas para as respostas e programas sociais da cidade, nomeadamente para os Centros Comunitários que trabalham com famílias carenciadas, assim como para as atividades da nossa instituição. Reciclamos e reaproveitamos os bens e artigos não só para transformarmos em dinheiro, muito útil a quem trabalha com estas famílias, mas também redirecionando os bens diretamente para a satisfação das necessidades demonstradas pelos Técnicos dos Centros Comunitários.