APCD - Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento
Rua Padre Francisco Álvares, n.º 40

A Associação Portuguesa de Cultura e Desenvolvimento aparece como um grupo informal em 1968, tendo sido constituída como Associação em 1972.

Tem como objectivos estatutários proporcionar formação profissional na área dos serviços pessoais e à comunidade, em administração e gestão de instituições e colectividades, bem como organizar actividades de carácter cultural e acções de solidariedade social.

Os seus principais objectivos para os próximos anos são a reformulação das suas acções de formação profissional e incrementar as suas actividades de carácter sócio-cultural e de solidariedade em Portugal. Na área do desenvolvimento e cooperação tem como objectivo fundamental desenvolver um modelo de desenvolvimento sustentável e integrado a implementar numa pequena região de Moçambique pelo investimento intensivo e simultâneo em todos os sectores sociais, com o apoio do poder local. Propõe-se também dar início à escola de Verão, em Moçambique - um programa de formação, com a duração de 5 anos, elaborado por voluntários universitários. Para além disso continuará a manter o seu apoio ao apadrinhamento de crianças órfãs à distância; a formação de enfermeiras na República Democrática do Congo e a formação profissional de mulheres em serviços pessoais e à comunidade em Cabo Verde.