Associação HELPO
Rua Catarina Eufémia, Fontainhas
2750-318, Cascais

A Helpo é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, de Direito Português, de cooperação e solidariedade internacional, nascida em Novembro de 2004. Intervimos junto de países desfavorecidos, movendo esforços na área do desenvolvimento humano, económico e social, através de intervenções directas no terreno e indirectas dando apoio a instituições locais. Levamos a cabo programas de apoio continuados, projectos de assistência, ajuda humanitária, desenvolvimento comunitário, educação para o desenvolvimento e desenvolvimento humano.

Temos como principal programa o Apadrinhamento de Crianças à Distância, que nos permite, de momento, apoiar mais de 4,500 crianças em idade escolar e pré-escolar em Moçambique e São Tomé e Príncipe (para mais informações poderá consultar o site da Helpo em www.helpo.pt).   Servimo-nos, para a concretização das nossas actividades, da colaboração dos nossos parceiros, associados, funcionários, padrinhos e voluntários cuja motivação se coadune com a Visão, Missão e Valores da Organização.

Visão

A Visão da Organização reside: - Na melhoria da condição da população e grupos desfavorecidos do Sul do Mundo, na senda do desenvolvimento económico, social e humano partindo da perspectiva particular para um nível comunitário e um âmbito sempre mais global e abrangente; - E numa consciencialização efectiva do Norte do Mundo acerca destas problemáticas desenhando um caminho comum que leve à sua resolução.

Missão

A Missão que pretende tornar tangível a nossa Visão é a realização de actividades de assistência primária, projectos educativos, formativos, estruturais e de geração de rendimento, que permitam a capacitação dos indivíduos e grupos das populações locais partindo da convicção de que o conhecimento e a utilização de ferramentas adequadas possibilitam o desfrutar de uma condição mais elevada e de uma vida mais digna.

Trabalhamos juntamente com as comunidades, procurando motivar e catalisar um processo de desenvolvimento intrínseco que garanta a sua própria sustentabilidade.

Acreditamos e agimos na a implementação da educação para o desenvolvimento e amadurecimento do desenvolvimento humano da população, como base para a aceitação da diferença, consciencialização e mobilização da sociedade civil no sentido de participar na resolução dos problemas sociais globais.

Valores

Os vectores de intervenção, que em parte decorrem da aplicação do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância (PACD), centram-se na assistência alimentar, educativa, estrutural, sanitária, empowerment, geração de rendimento próprio, educação para o desenvolvimento, desenvolvimento humano e ajuda humanitária e de emergência.

Partindo do apoio individual de um padrinho a uma criança, procuramos multiplicar os efeitos desse apoio, difundindo-o ao nível dos grupos em que cada criança se insere (turma, escola, comunidade), podendo assim proporcionar um desenvolvimento consolidado efectivo no ambiente em que as crianças se desenvolvem, sem aprofundar desigualdades mas antes elevando a própria comunidade a uma condição de vida mais digna e mais próxima de oportunidades reais.