Chapitô
Costa do Castelo, n.º 1

O Chapitô é uma instituição que tem como objectivo principal a integração social de jovens através das artes. Desenvolve actividades nas áreas artística, cultural, social e de formação. O primeiro projecto da instituição foi a criação da Escola de Circo Mariano Franco, no Bairro Alto. Em 1986, iniciou um trabalho de intervenção na área da Justiça, junto dos meninos do ex-COAS (Centro de Observação e Acção Social) sendo pioneira neste campo de acção sócio-educativa. Em 1991 nasce a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE) com o Curso de Artes e Animações Circenses e o Curso de Ofícios do Espectáculo. Ambos os cursos conferem equivalência ao 12.º ano, e em simultâneo, ao certificado profissional de nível III. A estrutura é composta por sectores independentes e de actuação específica – Escola, Audiovisuais, ATL, Companhia, Centro de Acolhimento Infantil, etc. – que se cruzam em acções comuns. Estas acções são programadas em contexto de projectos envolvendo sempre vários sectores. O Chapitô é hoje uma Instituição com obra reconhecida nas áreas do cultural, do social e da formação.